10 de abril de 2013

Os castelos ou as pedras

Acho que todas as pessoas que acreditam que "Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." é de Fernando Pessoa deviam ser, para sempre, proibidas de o citar, sendo considerado crime grave se o fizessem. Porque para citar algum autor convém conhece-lo, e quem conhece Pessoa sabe que nunca na sua vida, nem no dia mais louco de todos escreveria qualquer coisa parecida com isto.
A sério, dá-me vontade de pegar nas pedras todas e atirá-las a quem ousa associar este nome a esta frase.

P.S. - o texto é do Augusto Cury, que escreve livros de auto-ajuda e esta frase é do Nemo Nox. Tudo a ver com o Pessoa, han?

13 comentários:

  1. desconhecia que a frase fosse do Cury, autor que gosto muito, dentro do género. Mas como já vem sendo hábito as pessoas citarem a frase sendo de Pessoa, nunca pensei muito em procurar a sua origem. Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Totalmente de acordo! Em tempos de Hi5 não faltava gente com essa citação favorita. Ah e tal, que erudito(a) que sou... Depois é efeito bola de neve, uns lêem e copiam, sem nunca se darem ao trabalho de confirmar a fonte. Enfim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma colega minha pôs esta frase numa apresentação de Português... Levou uma descasca monumental da professora.

      Eliminar
  3. Compreendo o teu desagado.
    Mas, se servir para animar alguém ou repensar a vida, interessará muito o autor?
    Atenção que tenho Pessoa como um dos maiores génios da literatura universal.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se servir para animar a vida de alguém é mais uma razão para não se atribuir a Pessoa, porque se o recém-animado for procurar obras dele, passa-lhe logo e entra quase em depressão! :p beijinhos

      Eliminar
  4. Maria, muito bem escrito e não poderia deixar de concordar mais. No entanto permite-me apenas um reparo. É verdade que Cury escreveu o poema ("Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo. ..."), mas a última frase foi escrita pelo blogger brasileiro Nemo Nox.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enganei-me, queria escrever "o texto" e escrevi "a frase" :) obrigada!

      Eliminar
  5. http://sol.sapo.pt/inicio/Cultura/Interior.aspx?content_id=72909
    Li esta notícia e lembrei-me logo de ti! Já sabias? :)


    cenouraechocolate.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  6. Felizmente, para os 'minimamente conhecedores' de Pessoa, é impossível a atribuição desta frase ao autor, nem mesmo nos seus dias menos Pessoanos.
    Infelizmente, é só colocar a frase no Google e todos a atribuem a Fernando Pessoa.

    Castanho Chocolate
    castanhochocolate.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Finalmente :)
    Julguei que estava sozinha nesta minha luta contra a citação do Cury. Pessoa jamais escreveria isso, nem nos seus melhores dias.
    Beijinho Maria

    ResponderEliminar
  8. Então, se percebi bem, a frase "Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." é de Nemo Nox e não de Augusto Cury, correcto?

    ResponderEliminar