5 de março de 2013

Sobre a dieta e essas coisas não muito giras

Decidido que ia ser magra, comecei ontem a minha caminhada a sério e comecei uma dieta. Basicamente, não como açúcares nem hidratos de carbono, excepto aos Sábados que é o dia de enfardar tudo o que me apetecer. Isto é um bocado amador e ao calhas, mas isto é a minha dieta deste mês:
Pequeno almoço - cereais com yogurt magro;
Almoço: bife de frango ou de perú com salada ou coisa do género (hoje fiz uns cogumelos com queijo Filadélfia deliciosos!)
Lanche: maçã
Jantar: salada de atum ou legumes salteados que o Jorge prometeu fazer de vez em quando. Em dias que não tenha muita fome, só uma sopa.
Se tiver fome entre as refeições como cenouras cruas ou, antes do ginásio, uma fatia de pão integral com fiambre de perú.
Ginásio pelo menos três vezes por semana e corro entre 20 a 30 minutos.

Vamos lá ver no que é que isto dá!

Entretanto ontem à noite quando fomos ao ginásio, tinha eu praticamente acabado de começar a dieta, estavam a fazer um mega jantar de pizzas, com umas 20 caixas abertas em cima da mesa... Isto é o diabo a tentar-me, só pode!

38 comentários:

  1. Ui, esse plano alimentar é super restritivo. Vais emagrecer de certeza. Eu não conseguia com tão poucos hidratos de carbono. Força ;)

    ResponderEliminar
  2. a tua dieta tá cheia d hidratos de carbono lol :s

    ResponderEliminar
  3. Dica: não comas só uma peça de fruta( excepto banana). Come uma peça de fruta e uma bolacha torrAda ou de agua e sal. Já não me lembro bem da justificação que a nutricionista me deu, mas tinha que ver com o açucar da fruta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A justificação é que a fruta tem açucares de absorção rápida, ao contrário da bolacha, e ao comer só a peça de fruta, vais sentir fome mais cedo.

      Eliminar
  4. vais morrer de fome!!!! eu não conseguia comer tão pouquinho :P cá para mim isso são influências das campanhas da Victoria Secret's!! andas pela rua e ver aqueles corpinhos deve doer :P volta masé para Portugal, vem comer um pasteis de Belém, uns gelados da Santini, umas feijoadinhas, umas bifanas, umas bolinhas de berlim que essa vontade de ser magra passa-te num instante!!!
    entretanto, como se fazem legumes salteados?
    gosto muito do blog, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naah, já fiz uma dieta assim e aguentei-me... O problema foi mesmo esse, fui a Portugal e estraguei tudo :p
      Não sei, mas quando souber digo ahah beijinhos

      Eliminar
  5. Ola,
    bem isso nao é muito pouco? comes muito pouco,não?
    isso não é muito radical?? posso perguntar quanto é que pesas? e medes? se calhar nem precisas de dieta nenhuma,não?
    eu também estou á 1 mês a dizer que vou fazer dieta e ainda não comecei, mas estou mesmo mais gorda. No ano passado fazia exercicio todos os dias e agora passei para 2 vezes por semana e raras. :( e sei que estou mais gorda pq as calças ja apertam um pouco.

    vou tentar seguir essa tua dieta, mas acho muito radical :(
    mas vai ser uma motivação porque sei que existe alguem q também está a fazer o mesmo que eu..

    pena é q esta nos próximos dias tenho 2 jantares para comemorar o dia da mulher, vai haver um grande desvio da dieta nesses dias :(

    Bem acho que este comentário já está a ficar muito grande.. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não como muito, como é muita porcaria :p Meço 1,62 e peso à volta de 55 kgs, mas como sou estreitinha o meu peso ideal são os 50kgs, é para lá que caminho!

      Eliminar
    2. Bem, com esse peso estás muito bem, tens um indice de massa corporal de 20,95, que é muito bom! Mas se sentes que comendo menos porcaria e perdendo um pouco de peso ficas melhor, FORÇA!! O importante é uma pessoa sentir se bem consigo mesma :D
      aqi existem umas maquinas que veem o indice de massa gorda, é bom para teres uma ideia e depois veres se existe alteração nesse aspecto, ai tambem deve haver ;) serve para teres uma ideia :)

      bem hoje o almoço é pescada e feijao verde :D

      vou reduzir substancialmente as porcarias q como é mesmo o mais importante :D

      Eliminar
    3. É esse o meu principal objectivo, reduzir as porcarias que como e ter uma alimentação mais saudável. O primeiro mês é mais duro, mas depois começo a reentruduzir algumas coisas que excluí este mês!

      Eliminar
  6. Ihihih, já não sou a única de dieta! Porém, eu não sou tão radical quanto tu. Como tudo o que me pareça minimamente saudável, corro que nem uma louca e gym quantas vezes conseguir. Já estou nisto daqui a pouco há 2 meses, perdi 1 kilo, mas ganhei massa muscular, daí não estar muito preocupada. a diferença q sinto no meu corpo é gigante! coragem nessa cruzada pela magreza.

    Dicas:

    Para inspiração, pesquisar a tag "fitspiration" no tumblr e no weheartit. Uma mão cheia de frases motivacionais ajuda sempre...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah eu vi no teu blog, acho que foi isso que me inspirou!
      Sentes uma graaande diferença ao fim de um mês? Estou com medo de chegar a Abril e estar na mesma, fico logo desmotivada!

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Yup! Vendo que os meus amigos estão sempre a comer bolachas, chocolates, gelados e sandwiches do Subway, as pizzas no ginásio são o meu menor problema! :p

      Eliminar
  8. Olá Maria,
    Uma dica: Come pelo menos 3/4 colheres de sopa de hidratos ao almoço. Mas SEMPRE! Ao jantar não, mas ao almoço podes e deves comer hidratos.
    Se não o fizeres não vais ter energia /forças para "ginasticar".Além disso não tens assim taaanto peso para perder... força!
    ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já fiz uma dieta quase sem hidratos de carbono, no Verão, quando tinha aulas de Jazz, duas de Tai Chi e ainda Ballet e correu bem! :p desde que coma pão antes de "ginasticar" corre tudo bem :)

      Eliminar
  9. Pesa-te só uma vez por semana, no mesmo dia da semana e de preferência à mesma hora. Tira medidas (às tantas podes não estar a perder peso, mas estás a perder volume)
    Penso que de manhã deves fazer uma refeição entre o pequeno almoço e almoço (iogurte, fruta, chá, fatias de fiambre, etc) e à tarde idem. Como a dieta é restritiva é importante ires fazendo refeições intermédias muito ligeiras para evitar que chegues a ficar com fome. Bebe água e/ou chá! E...sucesso! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yup, estou a beber 1,5/2L de água por dia! Pesar não tenho onde, mas vou tirar medidas, porque no fundo é o que mais me interessa! Tenho feito refeições ligeiras entre refeições, tipo fruta, um yogurte, uma cenoura crua...

      Eliminar
  10. Quando andei na nutricionista consegui perder uns 4 ou 5kg num mês, sem tanta restrição. Também estava em época de exames e ela não me deixou cortar totalmente aos hidratos de carbono. Basicamente nunca comida HC ao jantar, e ao almoço podia comer 3 vezes por semana. A fruta deve-se comer antes das refeições, e é verdade que não deves comer fruta sozinha ;)

    Não sou nenhuma "pro" em nutrição, mas a tua dieta tem um erro grave: muitas horas sem comer. Deves comer alguma coisa a meio da manhã e da tarde. Queijo fresco magro, iogurte magro, uma tosta, essas coisas. Ajudam a comer menos à refeição e não deves mesmo passar tantas horas sem comer, por muito que aguentes.. :)
    A minha nutricionista dizia sempre que se tivesse muita vontade de comer, por exemplo, chocolate, era melhor comer um bocadinho do que depois me passar e comer uma caixa inteira :p o importante é ter muito cuidado com o que se come nas últimas horas do dia (ela aconselhava a partir das 17h, mas acho que também depende um pouco do teu dia-a-dia..).
    Não te esqueças dos líquidos, é super importante! :)
    E o exercício, claro. Eu caminhava todos os dias, foi suficiente para o meu objetivo, mas, claro, isso depende de cada um ;)

    Espero ter ajudado um bocadinho. E boa sorte!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No fundo não fico tantas horas sem comer, vou comendo fruta, um yogurte, cenoura crua, etc. Nem eu me aguentava só com três refeições. Mas não posso comer tipo de meia em meia hora ou de hora a hora, porque as minhas aulas são entre 2 e 4 horas quase sem intervalos... Obrigada! Beijinhos

      Eliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Bem, tendo em conta que emagreci 12kg, apos a reeducação alimentar....aqui vão as minhas dicas:
    acabar com o açucar, hidratos de carbono só ate às 16horas, nunca após. A cenoura, não é a tua melhor amiga,(nem na sopa), sopa sem batata e substituir a cenoura por abobora. Banana é fruta proibida,bem como o figo,o diospiro ou qualquer outra em calda....Os cereais de manhão só servem para reter liquidos... iogute magro,com sementes de linhaça, fruta e meio pão torrado,serve muito bem...(aproveita e troca todas as gurduras animais por vegetais, como a manteigom por exemplo. Iogurte, so um por dia, leite só um copo por dia, e magro (afinal o leite é uma gurdura animal....)nos lanches, gelatina de origem vegetal, 0% de açucar, como o que te apetecer..engana a fome e satisfaz.... sopa - 5 refeições por semana, come a quantidade que te apetecer, comer mais peixe que carne, dizer adeus aos fritos e enchidos (vá uma vez por mês em dose moderada, ate pode ser),E quando a vontade do comer chocolate for enorme.... alfarroba, é um optimo substituto. 2 litros de chá verde por dia, mas só cuidado com a tensão... por ultimo: chá nº 5 da marca 100% (que existe em qualquer pingo doce)antes de dormir e assim que acordas...
    Desculpa a bangunça do texto..e boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sopa sempre sem batata, a base é sempre courgetes, uma cebola, alho e espinafres normalmente. Só como bananas depois do ginásio, porque se não comer fico cheia de caibras. Vou mudar o pequeno almoço para pão e leite magro em vez de cereais, então! Leite há anos que só bebo magro e normalmente um copo por dia, portanto estamos bem! Right, a gelatina, tinha-me esquecido! Ainda tenho ali umas quantas embalagens, vou fazer!
      Obrigada pelos conselhos!!!

      Eliminar
  13. pequeno almoço, meio da manhã, almoço, meio da tarde, lanche antes do ginário e jantar, pelo menos estas refeições devem ser feitas. Comer sempre bolachas torradas (3-6) quando comes a peça de fruta e optar por pão em vez de tostas e afins (pão n tem a gordura q as tostas têm). Antes do ginásio ingerir uma fonte de hidratos (para dar energia) e proteina para ajudar no treino. Não deves cortar nos hidratos, são o que nos dão energia. Depois do ginásio beber por ex leite de soja + bolachas torradas. Não ingerir leite e derivados antes de treinar (soja sim). Não deves fazer dietas sem ir ao nutricionista. Isto foi o que a minha nutricionista me aconselhou, mas cada pessoa é diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yup, tenho feito essas todas! :) vou comprar bolachas torradas para comer com a fruta! Tenho comido uma fatia de pão com fiabre de peru antes do ginásio e tem corrido bem! Já tinha feito outra dieta quase sem hidratos e correu muito bem!
      Eu sei, e quando estava em Portugal fui a duas nutricionistas diferentes. Só que aqui tudo o que é saúde é CARÍSSIMO e se for ao nutricionista não como o resto do mês (no fundo, estão só a ajudar as dietas :p).
      Obrigada!

      Eliminar
    2. A minha disse para comer pão com doce (sem açucar) antes de treinar, para dar mais energia. À noite como sopa com pão com queijo ou algo do género. Não quero emagrecer, esta "dieta" serve para manter o peso e conseguir ter energia para o ginásio. O problema de cortar os hidratos é a falta de energia e a fome que dá. Acabas sempre por ganhar os peso logo de seguida. Boa sorte. :)

      Eliminar
  14. Bem acho que se o meu ginásio fizesse isso estava sempre lá :)

    ResponderEliminar
  15. As bolachas para comer com a fruta podem ser tipo maria, agua-sal ou aveia.
    Boa sorte. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor é mesmo a Maria, as bolachas de água e sal, têm sempre bastante gordura.

      Eliminar
  16. ai nos States falam muito de green juices... nenhuma opinião sobre o mesmo????

    ResponderEliminar
  17. Nem sei bem por onde começar. Há alguns erros nessa tua dieta (eu estou a estudar nutrição).Antes de mais devo perguntar se tens alguma patologia? Se não, não cortes os hidratos de carbono, nunca! Isso é um grande erro. Uma coisa é deixares de comeres "porcarias", aí até é correcto, mas tens uma data de HC que são complexos e extremamente importantes para o bom funcionamento do organismo. Se fores treinar e não andares a comer HC então o teu metabolismo tem de ir buscar energia a outros tecidos e pode causar problemas.
    Em relação ao pão aconselho a escolheres pão de mistura em vez de pão integral. O pão integral pode conter demasiadas fibras que não te deixam absorver outros nutrientes.
    Como já disseram e bem, não comas uma peça de fruta sozinha porque a fruta tem frutose (um açúcar de absorção rápida) e passado 20/30 minutos vais ter um pico de insulina que te vai baixar a glicose muito rapidamente e podes até sentir-te mal. Convém comeres a peça de fruta acompanhada de uma ou duas bolachas, ou até pão, com baixo teor glicémico.
    É uma boa ideia apostares em fazer mais refeições ao longo do dia.
    Beber muitos líquidos é importante, mas nada de bebidas hipertónicas ou hipotónicas.
    Alguma coisa é só perguntares! Beijinho
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhh obrigada!!! Então tenho uma pergunta: que HC como e quando?
      Sim, é pão de mistura que como, enganei-me a escrever :)
      Tenho bebido 1,5L/2L de água por dia. E tenho feito várias refeições ao longo do dia!
      Obrigada!!!

      Eliminar
    2. Em relação aos HC tenta dispensar a batata e principalmente puré de batata (não significa que não possas comer mas evita)no dia antes do treino e aposta no arroz e nas massas. Deves comer HC depois do exercício.
      Como deves imaginar praticamente tudo o que comemos tem hidratos de carbono. Tens é de pensar em evitar aqueles alimentos com HC de absorção rápida e principalmente que contenham uma grande quantidade (os típicos doces e bolos, chocolate com pouco cacau, gomas...). Ao comeres pão de mistura, os cereais ao pequeno almoço, carne (se gostares também deves comer carne vermelha de vez em quando), vegetais, fruta e substituintes da carne como o feijão, grão ou ovo deves estar a ingerir a quantidade suficiente de hidratos de carbono.
      A água é muito importante para que não fiques desidratada de modo a teres o máximo de rendimento durante a actividade física.
      Espero ter ajudado, qualquer coisa é só dizeres, beijinho!

      Eliminar
    3. Muito muito muito obrigada!!! Isto ajuda muuuuito! Beijinhos!!!

      Eliminar
    4. e sushi?? estraga a dieta?

      Eliminar