6 de março de 2013

O meu guia de NY

Recebi vários e-mails de pessoas que vêem a NY a pedir sugestões de sítios para ir e sei que já prometi este post há algum tempo. Isto são basicamente os sítios onde levo os meus amigos quando cá vêem e até agora tem corrido tudo bem!

Museus imperdíveis:
Primeiro que tudo - estudantes, tragam os cartões de estudante!!!
MoMA - o meu preferido. Fecha às terças e não se paga entrada às sextas das 16h00 às 20h00. Fica na 53 com a 5th.
Metropolitan Museum - a maior colecção de arte de NY. Só o vi todo uma vez e demorei um dia. Tem arte desde o Egipto até aos dias de hoje e tem sempre umas exposições temporárias muito boas. Fecha às segundas. Atenção: os preços indicados para os bilhetes são apenas recomendados, mas pode-se pagar o que se quiser. Como vou lá tantas vezes, normalmente dou 5$ pelo bilhete. Fica na 82 com a 5th.
Guggenheim - começamos pelo edifício que é do Frank Lloyd Wright, um espectáculo portanto. As exposições também costumam ser bastante boas. Fecha às quintas e não se paga aos Sábados das 17h45 às 19h45, mas costuma ter uma fila monumental. Fica na 88 com a 5th.
New Museum - vale mais pelo edifício do que pelas exposições em si, mas por fora é mesmo muito giro. 235 Bowery street.
Museum of Natural History - tem uma colecção muito boa. Se tiverem tempo, vale a pena ir ao planetário também. Está aberto todos os dias e fica na 77 com a Central Park West.
9/11 Memorial - acabou de ser construído há pouco tempo e está muito forte. A entrada é grátis mas tem que se reservar um passe aqui.

Sítios imperdíveis:
Missa Gospel no Harlem - vou sempre à igreja East Mount Olive (26 W 129th St). São sempre muito simpáticos e acolhedores. Domingos às 11h.
Brooklyn - vale a pena ir lá passar um dia ou uma tarde, especialmente em Williamsburg que é um bairro muito muito giro. E para jantar, há restaurantes muito giros espalhados pelas ruas, é só escolher!
Estatua da Liberdade - nunca lá fui. Era para ter ido em Novembro ou no mês passado, mas a ilha está fechada desde o Sandy. Em alternativa, o que faço sempre é o Ferry de Staten Island. Apanha-se em South Ferry, há um a cada meia hora 24 horas por dia. Passa ao lado da estátua e dá para tirar umas fotografias. Aconselho o fim-do-dia ou a noite, que são as alturas com as cores e luzes mais giras.
Chelsea Hotel - é um marco para quem gosta da história da música e literatura do séc XX em NY. Viveram lá, entre outros, o Mark Twain, Leonard Cohen, Janis Joplin (estes dois conheceram-se no elevador e tiveram um romance enquanto lá viviam), Arthur Miller, Tennessee Williams, Jack Kerouac, Simone de Beauvoir, Sartre, Kubrick, Uma Thurman, Edie Sedgwick, Tom Waits, Patti Smith, Édith Piaf, Joni Mitchell, Bob Dylan, Jimi Hendrix, Sid Vicious (e foi lá que alegadamente matou a namorada), Rufus Wainwright, Madonna, Frida Kahlo, Diego Rivera, etc. Está agora em remodelações e não se pode entrar, mas é giro vê-lo. E ao lado está o Doughnut Plant, que tem dos melhores donuts de NY (aconselho o Tres Leches, yummy).
Highline - era uma linha de caminhos-de-ferro elevada que foi transformada numa espécie de parque. Vai da 30th à Gasevoort, ao lado da 12ª avenida. É mesmo muito giro, especialmente em dias de sol.
Times Square - o Rossio cá do sítio. Tem mais luz de noite que o resto da cidade de dia e mal se anda nas ruas. Mas é NY no seu expoente máximo.
West Village e Greenwich Village - os bairros mais giros de NY (onde vou morar um dia... ahm...). É lindo passear pelas ruas e para as fãs do Sex and the City, o prédio da casa da Carrie é o nº 66 de Perry Street, entre a Bleecker e a West 4th. Não pode falhar um cupcake na Magnolia Bakery, 401 Bleecker Street.
China Town - já não é o que era, e Canal Street hoje é pouco mais do que uma rua suja (esqueçam as imitações fantásticas, já não são fáceis de encontrar). Mas para quem é fã do espírito, dêem lá um saltinho.
Fifth Avenue - especialmente da 34 até à 60. É onde estão todas as lojas boas e caras e os três grandes armazéns (Saks Fifth Avenue, Bergdorf Goodman e Lord & Taylor).
Brooklyn Bridge - se tiverem coragem, façam-na toda a pé. Senão até meio está muito bom, já da para ter uma vista boa de NY e Brooklyn!
Central Park - é enorme, mas um dia lá é um dia bem passado. Se estiver bom tempo, há sítios à entrada e lá dentro que alugam bicicletas.
Empire State Building - o observatório mais alto. Está aberto até às duas da manhã e aconselho vivamente a ir de noite, quando a cidade está toda iluminada e é muito mais bonita!
Rockefeller Center - faz parte ir lá ver a estatuínha dourada. Entre Outubro e Abril pode-se patinar no gelo, o que é muuuito divertido.
Top Of The Rock - o observatório do Rockefeller Center. Dá outra visão da cidade, vê-se o Empire e o Central Park.
Soho - para um dia de compras, descer a Broadway da 14th até Canal Street. A arquitectura de Soho é muito gira.
Flatiron - o prédio fininho, é giro ver. Na 23rd com a Broadway.
Public Library - as salas são lindas. Lembram-se do Dia Depois de Amanhã? Foi lá. E quando o Big deixou a Carrie pendurada? Foi lá também. É na 42nd com a 5th e a entrada é livre.
Grand Central Station - a estação que está presente em 95% dos filmes americanos. Na 42nd com a Park Avenue.
Coney Island - só vale a pena na Primavera e no Verão. Tem praias, montanhas russas, carroseis, etc.
Lojas Apple - o famoso cubo de vidro, na 59 com a 5th av. Está aberta 24 horas por dia durante todo o ano. E a nova loja, em Grand Central Station, impossível não ver quando se entra na estação.

Restaurantes muito-bons-vou-lá-e-não-como-o-resto-da-semana:
Um aviso: as bebidas alcoólicas encarecem imenso as refeições. Olhem para os preços antes de pedirem.
Spice Market - o meu preferido, com um caril maravilhoso. Dos restaurantes caros deve ser dos mais baratos, são mais ou menos 50$ por refeição. Meatpacking District, 13th com a 9th av.
Buddakan - bom bom bom. O arroz frito com ovo estrelado é mesmo bom. Meatpacking District, 16th com a 9th. Há uma sobremesa com gelado de cream cheese (perguntem qual é) que é divinal.
Hurricane Club - tem os melhores dumplings que já comi. Na 26 com a Park.
Tao - o restaurante da moda. Na 58th com a Madison. Não saiam de lá sem pedirem a giant fortune cookie para sobremesa, é das melhores coisinhas que já comi na vida.
Nobu - outro muito badalado. Franklin Street com a Hudson Street.
Fig and Olive - também no Meatpacking. Come-se muuito bem e as sobremesas são deliciosas. 13th com a 9th av.
Cafeteria - a comida é muito boa e é obrigatório provar o combo de Mac&Cheese, conhecido como o melhor de NY. Na 17th com a 7th av.
Balthazar - é um dos sítios chiques de Soho. Bom para pequeno almoço ou lanche. E a Apple Pie...

Restaurantes não tão trendy mas que valem a pena:
Shake Shack - é uma espécie de quiosque em Madison Square Park (23rd com a 5th). Tem os melhores hamburgers de NY. Este é mesmo obrigatório.
Lombardi's Pizza - das melhores pizzas que já comi. Fica em Little Italy, na Spring com a Mott.
Sushi Samba - o sushi é bom e não é estupidamente caro (também não é muito barato). Há dois ou três espalhados pela cidade.
Os diners (aqueles tipicamente americanos, com bancos estofados e abertos 24 horas por dia) que há em quase cada esquina são, geralmente, bons. Tanto para pequeno almoço, como almoço ou jantar.

Musicais:
Wicked - para quem gosta do Feiticeiro de Oz (ou não). Tem uma banda sonora muito, muito boa.
Book of Mormon - rir do princípio ao fim!
Phantom of the Opera - ainda não vi, mas já me disseram que é bom!
Lion King - também não vi, mas quem viu diz que é lindo e tem um elenco muito bom.
Once - o novo hit da Broadway. E a música é quase toda do Glen Hansard!
Nota: nos balcões TKTS vendem-se bilhetes com 25%-50% de desconto para o próprio dia. Convém chegar cedo que as filas são grandes. Há um em Times Square com todas as informações e gente a ajudar.

Outlets:
Woodburry Commons - fica a uma hora de autocarro de Manhattan e tem descontos muito bons, especialmente se se inscreverem no VIP CLUB no site, que dá direito a um livro de cupões à entrada. Todas as informações sobre horas e transportes estão no site. O autocarro sai de Port Authority, na 41st com a 8th av, mas tem que se comprar bilhete/trocar o voucher se comprado online na 45th com a 8th av. Conselho: ir cedo (tipo estar lá às 10h) e levar uma mala para trazer as compras.
Century 21 - em frente ao memorial do 9/11, são 4 andares (salvo erro), com roupa, sapatos, malas, acessórios com grandes descontos.

Lojas:
Isto é, no fundo, a lista das minhas preferidas.
Forever 21 - a de Times Square tem quatro andares e tem tuuudo.
Urban Outfitters - não é barata, mas as coisas são todas tão tão giras.
Steve Madden - a minha perdição. É das marcas mais usadas de sapatos cá e são quase todos de morrer.
Necessary Clothing e outras do género - ficam na Broadway em Soho, quase a chegar a Canal Street. É basicamente roupa de moda, barata e de qualidade duvidosa. Mas fazem uma estação ou duas!

Rooftops:
230 Fifth - já pus várias fotografias aqui no blog tiradas lá. Para mim, é a melhor vista de NY. Tem um brunch delicioso e à noite vira discoteca também. 27th com a 5h av.
PHD - o rooftop do Dram Hotel, no Meatpacking. 16th com a 9th av.
Gansevoort Meatpacking - é considerado dos melhores rooftops. Aos fins de semana tem uma fila enorme. 13th com a 9th.
Hudson Hotel - dos mais acolhedores e servem Cosmopolitans bem fortes! 58th com a 9th.
The Standard Hotel - um rooftop praticamente na Highline. Na 13th com Washington st.

Discotecas:
Confesso que não vario muito, quando encontro uma que gosto sou fiel, mas há algumas que valem a pena.
Apotheke - é o meu bar/discoteca preferido. A música vai dos anos 70 até aos dias de hoje e os cocktails são muito, muito bons (aconselho o After The Fall). 9 Doyers st, em China Town.
XL - é uma discoteca gay onde fui todas as sextas feiras durante quatro ou cinco meses. A música é especialmente dos anos 80 e os hits comerciais dos últimos anos, mas para quem gosta da cultura gay (e não fica chocado com beijos e apalpões entre homens), é o máximo. E eles são todos super friendly, fiz montes de amigos naquelas noites! Na 42nd com a 10th.
The Box - é talvez o sítio mais hardcore de NY. Tem shows de meia em meia hora e vê-se de tudo. A quem se choca facilmente, não aconselho. De resto, ficam a saber que o Di Caprio tem lá mesa e a Madonna convidou alguns dos performers para actuarem na sua festa de anos. Às sextas e Sábados é impossível entrar sem nome na guest list, mas às terças e quartas é muito mais fácil. 189 Chrystie st.


Informações:
Passe de metro - 29$ 7 dias. Se usarem muito o metro, justifica comprar o passe.
Transporte do aeroporto para Manhattan e vice-versa - aconselho o Supershuttle. Reserva-se online aqui.
É praticamente obrigatório dar gorjetas nos restaurantes. Nunca menos de 15%, ou correm o risco de vir alguém muito chateado pedir mais dinheiro, literalmente. Alguns sítios têm gorjeta incluída, normalmente a 20%.
Para quem não tem 21 anos, é muito difícil sair ou beber bebidas alcoólicas. Mesmo.


Enjoy!

36 comentários:

  1. Adorava ter estas dicas antes de lá ter ido :-) A viagem e hotel são tão caros que sabe Deus se lá torno a ir. Devo só dizer que odiei os bolos da magnolia bakery ....

    ResponderEliminar
  2. Uau. Agora ainda fiquei com mais vontade de ir a NY!

    ResponderEliminar
  3. Oh... Agora ainda fiquei com mais vontade de ir a NY </3

    ResponderEliminar
  4. Maravilhoso Maria!!
    Que vontade de dar aí um pulinho :)

    ResponderEliminar
  5. Eu já tinha muita vontade de conhecer Nova Iorque (está no topo da lista juntamente com o Rio de Janeiro) e depois deste guia turístico ainda fiquei com mais vontade. Obrigado Maria.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Maria... vou apanhar o avião já amanhã*

    ResponderEliminar
  7. bem era mesmo isto que precisava... tambem fazes de guia turistica?? era optimo... bigada pelas dicas bjss

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito, um dia espero lá ir ;)
    kiss*

    ResponderEliminar
  9. Até fiquei com água na boca com tantas sugestões sobre a minha cidade de sonho!
    Não fosse o estado lastimoso em que se encontram as minhas finanças, e a esta hora, depois de tudo o que li, estava já a reservar a passagem e punha-me a caminho. ;)

    ndnan.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Maria,

    Fantástico!!! Não imaginas como as tuas dicas são valiosas!!!

    Muitoooooooooo obrigada!!!!

    Mesmo!!!

    Não conto ir a NY tão cedo, mas já fiz um copy/paste para o meu dossier de viagens!!!

    E quando for aí, aceitas um convite para um cafézinho?!?

    Beijos,
    Daniela

    PS - sou fã do teu blog! venho sempre aqui todos os dias! :)

    ResponderEliminar
  11. Excelente post!!!!
    Tens um desafio no meu blog =)
    http://joaninhanocampo.blogspot.pt/

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Praticamente o roteiro conjunto das minhas 2 idas a NY! :)
    Restaurantes, o "Les Halles" também é óptimo, mas carote. Do estilo do "Balthazar". Experimenta o "Mercer Kitchen"! Almocei lá e adorei!! Ah! E o Azul, um argentino de babar!
    Não te perdoes a ti mesma se não fores ver o Lion King! É tão, mas tão giro!! Saí de lá arrepiada!!
    Outlets, o Jersey Gardens também acho uma boa opção para quem não quer perder muito tempo na viagem. É mais curta que a do Woodburry e já dá para gastar muuito dinheiro!!

    Pronto! Já estou cheia de saudades de NY!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas sugestões!
      Não incluí o Jersey Gardens porque quando lá fui, não comprei NADA e achei tudo quase aos preços de Manhattan...
      Beijinhos!

      Eliminar
  13. Ó Deus, dá-me dinheiro!
    Acho que um mês em NY não vai dar para fazer tudo...
    e a casa da Blair não sabes onde fica?
    obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nope, não sou nada fã de GG... Mas acho que há um tour de GG!

      Eliminar
  14. Parabéns Maria, excelente o teu guia turístico de NY. Na minha opinião só faltam as duas Apple Store, a da 5th av e a da Grand Central Station.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks! Baseei isto na tua vinda cá, só acrescentei mais umas coisas que fui descobrindo.
      Pensei nisso, mas achei que não valia a pena... Vou acrescentar!

      Eliminar
  15. Maria, acho que podias cobrar para fazer de guia :P era um bom negócio para ti e para quem o solicitasse; ganhavas uns trocos e quem o solicitasse tinha uma guia portuguesa, bem bom!
    és tu na foto? porque tens uma tatu com o símbolo de infinito? pode-se saber o significado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah não me importava!
      Sou eu sim. Tem para aí 5 significados, mas é muuuuito raro explicá-los... :p

      Eliminar
  16. Bem, eu não tenho uma ida a NY planeada, mas assim está o roteiro feito para quando precisar! E como eu adoro ter uma "to go list"... ;) obrigada!

    ResponderEliminar
  17. Perguntinha: quanto tempo sugerias para conhecer NY "a sério"? Tipo ir a estes sitios todos que sugeres e ainda ter tempo para respirar ;P
    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duas semanas seria o ideal! Mas numa semana e meia acho que dá para fazer quase tudo!

      Eliminar
  18. Olá Maria!

    Obrigada pelas dicas! Moro em Malta, vou mudar-me para Londres e vou a NY em Maio por 10 dias com um dos meus melhores amigos. Enviei-lhe o teu guia, e vamos tentar segui-lo! /Susana

    ResponderEliminar
  19. Isto está a dar-me uma enorme vontade de apanhar um avião para Nova Iorque, agora mesmo. Já lá/aí estive e adorei, claro. Aproveitei bem os poucos dias mas ficou ainda tanto para ver.

    ResponderEliminar
  20. Olá! Gostei imenso do post, continua com o bom trabalho! :)

    Se queres saber mais coisas sobre ensinos preparatórios, segue-me e aos meus desabafos em: http://bibbidibobbidibruxitaboo.blogspot.pt/

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  21. Bem, espero que num futuro próximo..tipo 5 anos... vá a NY, e diga.. epa..a Maria tinha razão! Óptimas dicas ;)
    Quanto à tatoo..enfim, sem palavras.. amo amo amo
    Bjs

    C.

    ResponderEliminar
  22. Fantástico Maria. Veio mesmo a calhar. Vou a NY em Junho e andava um pouco perdida. Já agora recomendas algum Hotel ou alguma zona que seja melhor para ficar. Não gostaria de pagar muito pelo hotel, desde que seja limpo para mim está-se bem. Eu gosto de conforto mas também sou do tipo mochileira, como tal se for limpo e econômico é suficiente.
    Andei a pesquisar nos sites de busca de hotéis e não vi nada de especial e preços absolutamente caros.
    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  23. Olá, antes de mais quero te dar os parabéns pelo teu blog, alèm de estares a viver o "meu sonho", pois ny è das minhas cidades preferidas, o teu blog faz me matar saudades da Big Apple. Estive aí à 2 anos no verão durante um mês a fazer formação como bailarina e adorei, e a minha vontade era ficar aí a viver mas infelizmente a vida aí é muito cara e as escolas também , mesmo tendo bolsas, mas vou voltar aí neste verão para conhecer um pouco mais da cidade e as tuas dicas foram úteis , pois só conheço algumas coisas, e quero te vangloriar por teres tido a " coragem" que eu não tive para começar um blog , mas escrevi um pequeno caderno sobre a minha vida aí como bailarina em ny , e por isso quero agradecer te pelos teus maravilhosos posts e blog .

    Beijinhos e tudo de bom em ny e para a tua vida

    ResponderEliminar
  24. Ainda fiquei com mais vontade de conhecer NY. OMG!

    ResponderEliminar
  25. Estou de viagem marcada para os Estados Unidos e decidi passar uma semana em Nova Iorque. Enquanto fazia as reservas dos voos no trabalho durante o dia lembrei-me: "Hm...aquele post da Maria sobre Nova Iorque ainda me vai dar um grande jeito".
    Já o tinha lido na altura, mas agora vim relê-lo e confirma-se! :)
    Obviamente não vou ter tempo para fazer tudo, mas vou tentar fazer uma selecção a partir daqui. Vou para Nova Iorque completamente sozinha e como tal não tenho que aturar as esquisitices de ninguém para planear o que vou ver :D
    Obrigada!

    http://oblogdaquelatipa.blogspot.se/

    ResponderEliminar
  26. Olá Maria!!
    Tenho viagem marcada para Fevereiro e resolvi voltar a ler este post para aproveitar todas as dicas :D
    Entretanto lembrei-me de perguntar se é facil encontrar por NY supermercados ou lojas que façam a vez, para comprar coisas rápidas como água e snacks baratuchos!
    Se houver mais alguma informação, daquelas que nao se encontram nos livros nem em sites agradeço :D
    beijinhos e parabens pelo blog!

    Ana Filipa Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim :) Há sempre uma Duane Read, Wallgreens ou CVS perto de tudo, são lojas de conveniência e têm todas as coisas do dia-a-dia (menos carne, legumes, etc). Acho que tudo o que me lembrei que não estava nos livros está aqui, mas se me lembrar de mais alguma coisa acrescentarei! Beijinhos e boa viagem!

      Eliminar
    2. Ah ainda bem!! Obrigada :D beijinhos!!

      Ana Filipa Gomes

      Eliminar