6 de dezembro de 2012

Coisas que vale a pena serem lidas...

... Como esta crónica do Daniel Deusdado no JN.

"Mas esta questão do ensino das Artes bate certo com a aragem do tempo. Não está em causa que Portugal não deva ter mais engenheiros, cientistas ou informáticos. Só que as Artes não podem ser abandonadas, sobretudo num contexto de uma esmagadora normalização de comportamentos e vocações economicistas/utilitárias.
O sinal de Crato vai neste sentido mas escolhamos um exemplo que diz mais ao ministro: os cientistas são eles próprios artistas da inovação. Quando desenvolvem o seu trabalho numa universidade, laboratório ou grande empresa, são essenciais ao país. Há programas como "Ciência Viva" e muitos outros apoios comunitários a garantir a manutenção deste sistema. Os cientistas são inquestionáveis, não são parasitas. No entanto, quando se trata de uns fulanos que desenham, fazem filmes, vivem da música ou do teatro, tudo muda. Fica a pergunta: Nuno Crato quando sai do Ministério, à noite, faz o quê? Vai para um laboratório ver moléculas? Resolver mais uns exercícios de matemática pura? Ou lê, vai ao cinema, ao teatro ou a um concerto, para que a vida não seja apenas ciência e tecnologia? Por outras palavras: a Arte não é inovação? A Beleza, o novo, o contagio de criatividade, não são essenciais para todas as atividades em redor?"


(Sim Ana, roubei do teu blog!)

4 comentários:

  1. looool fizeste tu muito bem, que a mensagem tem que ser partilhada (:

    ResponderEliminar
  2. Sou professora de Fisica e Quimica e, apesar de achar que a ciência e a sua evolução são fundamentais para o progresso da sociedade, não sei que seria de mim sem um bom filme, uma boa música (que tantas vezes me inspira na preparação das minhas aulas), um bom livro, uma boa peça de teatro. Bom... Se calhar até sei... Seria concerteza pior pessoa e definitivamente pior professora de ciência! Admiro imenso as artes e a nossa sorte e que os artistas amam o que fazem e não desistem! Força para todos eles, força Maria!

    Mi Carvalho

    ResponderEliminar
  3. ora aqui está um assunto para o qual sempre chamei à atenção para os professores dos meus filhos...
    obrigada Ana & Maria

    ResponderEliminar
  4. Eu não entendo esta secundarização da cultura... Só ganham os governantes. Pessoas menos esclarecidas levantam menos ondas.

    ResponderEliminar