21 de novembro de 2012

the american dream

Desde os quatro anos que dizia que queria ser actriz. Enquanto as minhas amigas queriam ser bailarinas, professoras, tratadoras de golfinhos ou princesas eu sempre quis ser actriz (mas não me importava nada de ser princesa...). Nunca ninguém acreditou, obviamente, mas eu continuei com o meu sonho e sempre com a ideia de que o meu caminho não passava só por Portugal. Em 2006 vim pela primeira vez a Nova York e numa noite em Times Square, disse à minha mãe que um dia ia viver aqui e ela riu-se. Entretanto, fui fazendo figurações pontuais em telenovelas e fiz parte de um grupo de teatro amador (o melhor grupo de sempre!) durante cinco anos, e tinha mesmo a certeza que o que gostava mesmo era de representar. Sempre tive noção de que não queria estudar teatro em Portugal, que o que queria mesmo era NY, mas nessa altura a única hipótese possível era Londres. Já tinha interiorizado a ideia de Londres, até porque era pertinho e dava jeito, quando surgiu (graças ao meu padrasto que tem um lugarzinho à espera dele no Céu) a possibilidade de NY. Pesquisei escolas e sabia bem qual queria: o Lee Strasberg Theater and Film Institute, que formou actores como a Marilyn Monroe, Al Pacino, Robert De Niro, Claire Danes, Scarlett Johansson, Angelina Jolie, Jane Fonda, Dustin Hoffman, Paul Newman, Uma Thurman, Christopher Walken, Christopher Waltz e a Daniela Ruah. Parecia tudo demasiado utópico, mas não custava nada tentar. Fui aceite em Setembro do ano passado e a 6 de Janeiro aterrei em NY.
Hoje, tenho provavelmente os melhores professores do mundo, conheci e continuo a conhecer pessoas fantásticas, fiz amigos que adoro e vivo numa cidade que amo.

Hoje, isto é o que vejo do início da minha rua:


Hoje, isto é onde passo os meus dias:


Hoje, o meu sonho acontece a cada dia. Vamos ver até onde me leva.

31 comentários:

  1. É tão bom quando conseguimos conquistar os nossos sonhos. Espero que esse teu sonho te leve pelo caminho do estrelato :). Força Maria!

    ResponderEliminar
  2. Ohh, tão querida! O melhor grupo de sempre.

    Admiro-te muito pela tua força de vontade, e por conseguires chegares onde estas. Continua sempre a seguir aquilo em que acredirás, mesmo que os outros digam o contrário. Eu cá vou tentando fazer o mesmo. E quando te estereares, fico à espera de um convite para puder ir ai e apontar o dedo enquanto digo "Aquela é minha amiga" .....(e depois mando tomates, claro XD).

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era ou nao era o melhor grupo do mundo?! :) tenho saudades!!!

      Eliminar
  3. Tenho a certeza que todas as pessoas que te conhecem sabem bem que o teu caminho só te pode levar muito longe :) sempre soube isso desde que te conheci, naquele concerto em Santarém. Quem corre assim atrás dos sonhos só pode chegar muito longe! E eu vou estar aqui a ver.

    ResponderEliminar
  4. Ando a matutar na ideia de me mudar para ai. Tenho uma prima que vive em washington heights e a vontade de me tornar hospedeira é cada vez maior. Adoro a cidade, o movimento e o tanto que ha sempre para fazer!!! Ja aí estive duas vezes (Pascoa e Natal) e amei! Apetece sempre ficar! Ou entao sou só eu que quero apenas sair deste país.

    De qualquer forma desejo-te a maior sorte! Que o Kodak theatre seja o destino, mas em cima do palco e com uma estatua na mao. :)

    ResponderEliminar
  5. É tão reconfortante saber que ainda há pessoa que perseguem os seus sonhos. Sendo o teu sonho, dá tudo por ele e não desistas por nada! Com vontade e perseverança (vá, alguma sorte também é bem-vinda) tudo se consegue! Boa sorte! E continua a relatar experiências e locais a visitar nessa cidade fantástica que é New York City.

    ResponderEliminar
  6. Follow your dream.
    Ny é uma cidade que desde sempre me fascina, e espero um dia poder concretizar esse sonho de visitar. Ja tive o sonho de arrancar para aí e tentar começar uma vida nesse lado do mundo... Como poderia ter sido? Não sei, mas seria agradável de descobrir.

    Vou seguir o teu blog com bastante atenção, por enquanto é o mais perto que tenho de New York :)

    PS: Essa imagem do início da tua rua é completamente fascinante ...

    ResponderEliminar
  7. E nao precisamos todos de um sonho?!?!!?
    Lee Strasberg Theater and Film Institute....conheco...e para alem de tantos famosos, tambem formou o meu amigo Pedro Carmo :)
    Beijinhos e boa sorte :)

    ResponderEliminar
  8. Não tem ideia de quanto lhe estou grata por ter criado este blog. Deixa-me a nostalgia da minha certeza que a minha vida haveria de passar por essa cidade que tanto amo, um dia; a saudade imensa do cheiro, do barulho e do movimento tão próprio que aí se respira e não existe em mais lado nenhum;o desejo e os votos de que concretize os seus sonhos e me continue a acalentar o coração e a preencher a saudade com os seus reports e imagens que tanto me têm deixado com os olhos cheinhos de água.
    Mais uma vez muito obrigada.

    ResponderEliminar
  9. Ainda bem que há pessoas como tu que vão à luta por aquilo que ambicionam. O meu sonho também é um dia ir para Londres ou NY. Não para ser actriz ahah, mas os meus sonhos também passam por sair do país e iniciar uma vida numa destas cidades. ;)

    ResponderEliminar
  10. O Unknown é meu, não sei o que raio se passou com o perfil...

    ResponderEliminar
  11. Vais ver que vai correr tudo bem! =)
    Pareces ser bastante determinada e isso é essencial!
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  12. o teu sonho vai levar-te até onde quiseres. e eu sei que vai ser bem longe. sempre soube e nunca duvidei. aqui, de longe, eu continuo com muito orgulho e com um lugar especial e muito cúmplice no meu coração, para ti. (e umas saudades tremendas, mesmo que não diga nada...)

    és um exemplo de coragem (porque é preciso muita!) (:

    beijo enorme,
    Ninhas

    ResponderEliminar
  13. E agora canta:

    Somewhere over the rainbow
    Way up high,
    There's a land that I heard of
    Once in a lullaby.

    Somewhere over the rainbow
    Skies are blue,
    And the dreams that you dare to dream
    Really do come true.

    Beijinho prima*

    ResponderEliminar
  14. São histórias como a tua que aquecem o coração das pessoas. Good luck! :)

    ResponderEliminar
  15. A minha Mariazinha é assim, um furacão que me entrou vida dentro e se pegou, para sempre, ao coração...já te disse que me orgulho muito dessa tua força de viver? Que sejas em nós sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tão querida :) tenho-vos sempre comigo! muitos muitos beijinhos

      Eliminar
  16. yay! keep on dreaming!

    Sei o que é estar em Portugal e ouvir quase todas as semanas um NÃO, não vais conseguir, ou não és capaz, ou sonhas alto demais. Também estudo artes (música) e estou fora, na Holanda.
    Desejo-te as maiores felicidades!
    um beijinho,
    Rita

    ResponderEliminar
  17. Desde pequenina que tenho um sonho parecido com o teu; não o de ser actriz (gostava mas sei que não tenho jeito) mas sim o de viver em NY. Desde a idade em que era um "porta-chaves" dizia à minha mãe que um dia iria mudar-me para os Estados Unidos, mais concretamente NY. Sou apaixonada pela cidade e acho que nem sei muito bem explicar porquê, é daquelas coisas que sentimos que pertencemos ali.
    Dizem que canto bem e adoro fazê-lo mas tornar-me cantora nos States nunca foi um sonho porque achava absolutamente irreal e impossível (e continuo a achar!) daí que o meu sonho sempre foi apenas e só, viver em NY.
    O meu sonho ainda não se concretizou mas espero e faço figas todos os dias para que se torne real.
    Resta-me, para já, sonhar com a "NY da Europa" - Londres e a partir daí, logo se verá.
    Como diz aí o "Unknown", por enquanto, vou continuar a seguir religiosamente o teu blog, que é o mais perto de NY que tenho.

    Muita sorte e muitas felicidades :)

    Beijinho *

    ResponderEliminar
  18. Nos dias que correm ler histórias destas é bom, mesmo bom. Tu sentes-te abraçada por cada comentário, mas a tua história devolve-nos muito mais: a esperança de que pessoas com talento consigam levar avante o seu sonho. Esta é a tua, mas isso significa que nós também podemos ter a nossa. Obrigada :)

    Breaaaak a leeeg! (de preferência não literalmente, que eu pelo menos gostei do video de patinagem no gelo e nunca se sabe quando é que gravas um com piruetas!)

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. por acaso tenho um com tentativa de pirueta, mas está tão mauzinho que o vou esconder bem escondidinho! :p

      Eliminar
  19. É tão bom conhecer estas histórias de pessoas que concretizam os seus sonhos. A mim dão me alento, fazem-me acreditar. Pena não ter a mesma força de vontade, e sou muito pouco positiva. Parabéns :)

    ResponderEliminar
  20. Esta história é a prova que o sonho comanda a vida! :) Toda a sorte do mundo.

    ResponderEliminar
  21. Um dia alguém vai escrever um post parecido com este e na lista de actores formados pelo Lee Strasberg vai estar o teu. Tenho a certeza.

    ResponderEliminar
  22. ....ainda agora comecei a leitura e já sinto crescer em mim uma enorme motivação para nunca desistir de lutar. Obrigada pela inspiração. AF

    ResponderEliminar
  23. Obrigada...ainda agora iniciei a leitura e já sinto crescer em mim uma motivação extra e uma enorme vontade de fazer com que o "desistir" nunca seja uma opção. Obrigada mais uma vez pela inspiração, pela energia positiva, pela partilha. Permanecerei por aqui. AF

    ResponderEliminar
  24. Boa sorte para a tua vida ai em NY e que os sonhos se realizem :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Boa sorte e muitas felicidades Maria :)

    ResponderEliminar